Pesquisa

Artesanato com Isopor!


O isopor faz parte de muitos trabalhos artesanais, com ele podemos fazer: Embalagens, arranjos florais, guirlandas, e uma infinidade de  outros tipos de trabalhos manuais. Mas nesta postagem, você vai aprender como trabalhar com este material tão versátil, mas um pouco frágil. O isopor pode ser lixado, envernizado, pintado, parafinado, revestido em tecido, perfurado, esculpido e algumas outras técnicas que podem serem usadas no isopor.
Em primeiro lugar, temos que aprender a moldar o isopor para podermos começar a trabalhar com ele, pois nem todas as peças já veem no formato que precisamos. 
-->


    Moldando o Isopor

  1. 1
    Com um lápis, desenhe a ideia básica do que deseja cortar. Se estiver construindo um modelo com muitas peças, é importante desenhá-lo montado de vários ângulos diferentes e, depois as peças do modelo que deseja cortar no isopor. Certifique-se de incluir as dimensões em seu rascunho.
  2. 2
    Corte o modelo ou as formas que deseja fazer, com uma faca bem afiada. Você, também, pode usar uma máquina de cortar isopor (disponível em ferragens) para fazê-lo; isto é, um fio de arame sob uma chama aberta. Certifique-se de deixar um pouco de espaço entre as formas, talvez 1,5cm, para que, sobre uma margem para você lixá-las - e, também, visando possíveis erros.
  3. 3
    Pegue as lixas. Use uma lixa mais grossa para moldar áreas maiores e, uma mais fina, para áreas menores.
4
Lixe até que o isopor esteja na forma desejada. Se quiser, pinte a forma.(site ehow.com.br)

Como cortar o isopor
Existem dois tipos de cortador de isopor: o cortador elétrico(esquerda), e o cortador a pilha (direita), ambos são encontrados em papelarias e lojas de artesanato.


Pintando o Isopor
Basicamente podemos criar peças de isopor e utilizar tinta guache para colorir pois adere muito bem ao material. Mas nem sempre o guache sobrepõe as imperfeições do isopor. 
  1. Sendo necessária passar mais uma demão da tinta. 
  2. Para colorir uma peça por completo podemos utilizar um palito de dentes e espetar em uma base para não correr o risco de borrar a pintura.
  3. Podemos pintar o isopor também com tinta spray, porém o acabamento não tem a mesma tonalidade da tinta guache. Ficando um tanto quanto opaco. 
  4. A vantagem de utilizar tinta spray é sua rápida secagem, podendo em poucos minutos passar uma segunda camada da tinta.