Pesquisa

Bolsa de Crochê - Receita com Passo à Passo

A bolsa feita de crochê com barbante, é algo que nunca sai de moda, o bom é que você mesma poderá fazer a sua. Existem diversos modelos de bolsas de crochê feitas com barbante, você poderá fazer da cor neutra, colorida ou com diversas cores juntas, com detalhes de flores, acessórios de madeira e etc. Tudo vai depender de como você vai querer a sua bolsa, simples ou bem estilosa!
Abaixo a receita  da bolsa que ilustra o inicio da postagem, receita do site " mdemulher.abril.com.br".

Material
· 2 novelos com 100 g na cor cru (8176) do fio Luisa, da Círculo
· Agulha para crochê nº 9 (3,5 mm), 50 x 80 cm de tecido para forro estampado floral
· 1 par de alças de couro marrom
· 3 botões magnéticos
· Linha
· Agulha de costura

Amostra
Quadrado de 5 x 5 cm (agulhas para crochê nº 9) = 8 pontos x 6 carreiras medidos sobre pontos baixos.

Tamanho
38 (largura) x 34 (altura) cm

Pontos empregados

Ponto (p.)
Correntinha (corr.)
Ponto baixíssimo (p.bx.)
Ponto baixo (p.b.)
Ponto alto (p.a.)
Bola (1ª carreira: 5 pontos altos laçando o mesmo ponto de base; 2ª carreira: 5 pontos altos fechados juntos)

Execução

Fundo: faça 61 correntinhas, 1 ponto baixo laçando a 2ª correntinha a contar da agulha, 1 ponto baixo laçando cada correntinha seguinte até o final do cordão (60 pontos baixos). Trabalhe 10 carreiras de pontos baixos.

Corpo da bolsa: trabalhe circulares ao redor do fundo, para frente e costas trabalhe acompanhando o gráfico. Após concluir a 46ª carreira, arremate. Contorne os losangos com uma carreira de pontos baixíssimos.

Acabamento e montagem

1. Dobre o tecido para forro ao meio e faça a bainha ao redor da abertura.

2. Aplique os botões magnéticos no forro 1,5 cm abaixo da abertura, distribuídos em intervalos regulares.

3. Coloque o forro dentro da bolsa e prenda ao redor com pontos de alinhavo à mão.

4. Vire 2 cm ao redor da abertura do corpo da bolsa para o avesso e prenda com pontos de alinhavo à mão.

5. Usando 2 fios juntos, faça 2 cordões de correntinhas com 90 cm de comprimento.

6. Passe-os em alinhavo nas laterais da bolsa 3 cm abaixo da borda da abertura.

7. Faça 4 pingentes com 10 cm de comprimento e aplique-os nas pontas dos cordões.

8. Prenda as alças.

Dicas

A bolsa deve ser forrada com cetim, faille ou sarja. As alças podem ser de couro natural ou sintético. Para deixar o fundo da bolsa estruturado, você pode colocar uma tira de borracha não tóxica, chamada EVA.

Por ser uma peça artesanal, não é recomendável lavar com água corrente. Se necessário, passe uma esponja com sabão de coco, depois limpe com um pano úmido e deixe secar naturalmente na sombra.
modelo do site riachofundo.olx.com.br

modelo do site elo7

Acima vemos dois modelos, simples, mas com suas diferenças na cor e na aplicação do fuxico, que deu um toque diferente a peça. Não tem a receita destes dois modelos acima nesta postagem, as imagens são apenas ilustrativas, como sugestões de modelos.

Abaixo um vídeo sobre como fazer uma bolsa de crochê endurecido, a bolsa fica durinha e muito bonita, mas, para quem não tem como comprar o produto de endurecimento já pronto, estou postando um outro vídeo que ensina a fazer o endurecimento com uma receita feita de cola branca. Este vídeo,  ensina também o passo à passo desta técnica nas peças. No vídeo é uma caixinha, mas  sendo uma bolsa, poderá usar menos produto ou simplesmente engoma-lá com a goma feita de amido de milho.

Espero que você tenham gostado! Então, mãos à obra!