Pesquisa

Tapete Feito de Retalhos


Faça um lindo tapete de retalhos, poderá ser pequeno ou grande, retangular ou redondo, mas sempre trará, um certo charme ao ambiente, dependendo do seu gosto, poderá ser rústico ou elegante. Então, mãos à obra, para fazer este tapete fácil, prático e bonito! Para você fazer tapetes coloridos com retalhos de tecidos é importante que encontre os retalhos certos. Procure os retalhos com os motivos de sua preferência, seja floral, geométrico ou liso, isso quem determinará é você ou sua cliente, no caso de uma encomenda.Tenha em mãos linha e agulha, pois primeiramente você deve alinhavar todo o tapete à mão.
Deixe-o no formato que escolher e só depois de alinhavar costure na máquina. Se você não sabe costurar em máquina pode alinhavar e pedir para uma costureira somente passar o ziguezague, vai ficar bem mais barato do que mandá-la fazer o tapete todo. Veja em nossa galeria alguns modelos e inspire-se. Existem os tapetes feitos com retalhos de panos costurados em forma de triângulos, corte pequenos quadrados e dobre-os costure os lados e depois vá aplicando cada triângulo pronto em uma base de pano, que pode ser um saco alvejado ou qualquer retalho inteiro que você tiver(prefira os que não escorregam). Ficando assim:
Cortar os quadrados 11 x 11 cm
Dobrá-los duas vezes para formar um triângulo menor.

.
Cortar tiras  6 cm de largura e ir costurando os retângulos de tecidos coloridos entre uma tira e outra em cima do tecido que será a base do tapete.

Depois que estiver do tamanho desejado, faça o acabamento com viés ao redor do tapete.
 tapete de retalhos
 
Este outro modelo, é bem mais fácil, você vai precisar de:


  • 1 pedaço de talagarça (tecido encontrado em lojas de produtos para bordados) ou saco de estopa
  • Retalhos de tecido
tapete de retalhos
  
Como fazer o tapete de retalhos:

  1. Corte a talagarça no tamanho e formato que você quer o seu tapete. Ele pode ser quadrado, redondo ou até em forma de coração.
  2. Recorte os retalhos em tiras de 10 centímetros de comprimento e 3 de largura.
  3. Passe cada tira pelos furos da talagarça e dê um nó. Procure deixar uns dois furinhos de distância entre cada tira.
  4. Depois de preencher todo o tapete, apare as pontas deixando as tiras no tamanho que quiser.

Agora, mãos à obra!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...